Tradicionalmente, os professores na área de Educação Física têm recorrido a diferentes modelos pedagógicos para conduzir as suas aulas. Aqueles que seguiam uma perspetiva tradicional utilizavam, inicialmente, a demonstração dos elementos técnicos para, posteriormente, passar para os elementos táticos. Por outro lado, os que optavam por modelos compreensivos desenvolviam os aspetos táticos e, com base nas necessidades que estes criavam, abordavam os elementos técnicos.
Não apresentaremos neste artigo um debate entre os dois modelos, mas queremos propor uma alternativa interessante para incorporar no início dessas situações, independentemente do modelo escolhido. Esta alternativa é a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) como forma de explorar, no início, tanto o material quanto os elementos do jogo.
Tudo o que é apresentado neste texto resulta da experiência prática no seu desenvolvimento e implementação, bem como do contacto com outros professores da área que, em publicações, demonstraram a eficácia desta proposta.
O que é a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD)?
De acordo com De La Mano Carrasco (2018), a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) é uma abordagem pedagógica que envolve ativamente o aluno numa situação problemática real, significativa e relacionada com o seu contexto, o que implica definir um desafio e implementar uma solução para este.Mas por que escolhemos a ABD em vez de outra metodologia ativa e participativa? Acreditamos que a ABD traz vári
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É uma combinação única de resistência à agua e tecnologia, produto de treino extremamente funcional e atraente.
Com o Swimpropellor os nadadores amadores e profissionais podem-se desafiar entre si.
Com ele são desenvolvidas força e resistência. Com estabilização máxima por meio de rotação contínua. Resistente a UV e à água salgada. Fácil de transportar. Adequado para quase todas as piscinas de natação.
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Ferramenta multifuncional, durável e surpreendentemente versátil. O AquaRaft permite a realização de uma ampla variedade de exercícios, fortalecendo os músculos e treinando o corpo de forma completa. Com várias pegas estrategicamente posicionadas, oferece diferentes opções de agarre, tanto na horizontal quanto na vertical, tornando-o ideal para o fortalecimento do tronco e dos membros inferiores. Uma solução prática e divertida para otimizar os treinos.
Pode ainda ser usado com "batatas frita" de espuma. Também se pode realizar trabalhado em pares.
Dimensões: 99 x 18 x 2,5 cm.
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Exercícios com a bola Tender Trial
A bola Tender é extremamente macia e leve, graças ao seu material de borracha soprada. Esta é uma bola adequada para jogos, e também para todos os exercícios de fortalecimento e estimulação táctil. Fundamental para mobilização da cabeça e pélvis. Abaixo apresentamos 10 exercícios de fortalecimento com bola, recomendamos no máximo 5 repetições para cada exercício.
Fortalecimento de abdominais oblíquos e transversos com bola
Exercício 1:
Inspire na posição inicial. Ao expirar, gire o tronco em direção ao chão, aperte a bola entre as pernas e mantenha os glúteos presos ao tapete.
Variação de abdominais com bola
Inspire levantando os braços e expire baixando os braços. Respire novamente, voltando à posição inicial e realize o movimento para o lado oposto.
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O que é o Deltaball Trial? Veja alguns exercícios neste vídeo.
O Deltaball Trial é o primeiro sistema de treino que permite trabalhar balisticamente os membros superiores enquanto se realizam movimentos nos planos sagital e transversal. O sistema oferece uma grande variedade de aplicações, já que consiste num corpo que pode oscilar e mover-se em todas as direções, proporcionando inúmeros estímulos diferentes.
Esses estímulos são característicos da força funcional, envolvendo sempre o core, o que melhora a força, a coordenação e o gasto calórico devido ao envolvimento total do corpo. O Deltaball combina trabalho concêntrico (empurrar e puxar) com trabalho excêntrico (travar e contrariar o impacto da energia cinética gerada pela oscilação).
Trata-se de uma bola suspensa com peso, conectada ao motor Deltaball. Esta bola pode ser lançada nos planos sagital e transversal, gerando movimentos do utilizador. Outra vantagem é que pode ser usada em pares, combinando diferentes tipos e movimentos, incluindo a
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O Equílibro é um verdadeiro Desafio
Quando uma criança pequena dá os seus primeiros passos, o seu sentido de equilíbrio é desafiado pela primeira vez. A capacidade de manter o equilíbrio é uma habilidade humana fundamental e importante ao longo de toda a vida. Uma criança que está em equilíbrio é uma criança feliz, com muita autoconfiança.
Todas as crianças praticam o equilíbrio sem sequer pensar nisso. Deve ser apenas um pouco perigoso, caso contrário, não será nem emocionante nem desafiante. Temos de cair de vez em quando para aprender a levantar-nos novamente. Superar uma dificuldade leva a uma sensação de sucesso, e aprendemos com todas estas pequenas vitórias.
As andas são uma das formas mais entusiasmantes de praticar o equilíbrio, e acontece muito quando, de repente, crescemos muitos centímetros. As andas ajudam a desenvolver as competências motoras das crianças, que rapidamente aprendem a equilibrar-se nelas. Naturalmente, é necessário algum treino para aprender a andar de andas, mas segurar a mão de um adulto ajuda. É preciso coragem para largar, mas o resultado é uma sensação maravilhosa de entusiasmo: “Olha, eu consigo!”.
Certamente também é necessário aprender a cair. Andar de andas é muito divertido, e quando as crianças a
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Corrida das Hambúrgueres
Para jogar Corrida das Hambúrgueres, precisas de um conjunto composto por 5 hambúrgueres, 5 espátulas, uma carta flash e o manual.
Como jogar
Espalha as peças dos hambúrgueres pelo chão.
Divide os alunos em 5 equipas (podem jogar de 2 a 5 equipas) e organiza-os em filas, uma por equipa.
O jogo começa quando o professor indica uma combinação de hambúrguer (por exemplo: pão, queijo e carne).
Os alunos devem correr até aos ingredientes e recolhê-los com a espátula, um de cada vez.
Após recolher o ingrediente, o aluno volta à linha da sua equipa, deixa o ingrediente e passa a espátula ao próximo colega.
Quando a equipa recolher todos os ingredientes, deve organizá-los na ordem correta (o pão tem duas partes: a superior com sésamo e a inferior).
Se um aluno deixar cair um ingrediente, deve deixá-lo no chão, voltar à linha e recomeçar para buscar o mesmo ingrediente.
O professor pode introduzir variações: se um ingrediente cair, toda a equipa pode ser obrigada a completar um exercício (como 5 flexões ou 5 agachamentos).
Depois de organizar os ingredientes corretamente, a equipa deve realizar:
5 flexões,
5 abdominais,
e 5 saltos de tesoura.
Por fim, um jogador transporta a hambúrguer completa com a espátula até ao professor, que verifica se os ingredientes estão na ordem correta.
Pontuaç&
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Atividades com Skis Cooperativos
Os skis cooperativos promovem o esforço físico, desenvolvendo simultaneamente a coordenação, cooperação e comunicação entre os participantes.
Características dos Skis Cooperativos
Armazenados numa bolsa, são fáceis de transportar.
Podem ser conectados para aumentar o tamanho do grupo.
Utilizáveis tanto em espaços interiores como exteriores.
Impermeáveis e fabricados em lona de PVC extraforte, garantindo durabilidade.
Atividade: Rio de Crocodilos
História: Durante uma expedição pela selva amazónica à procura de uma cura para o cancro, a equipa precisa de atravessar um rio cheio de crocodilos. Felizmente, o guia trouxe esquis cooperativos para ajudar na travessia sem que ninguém se afunde.
Participantes: Até 5 pessoas por par de skis. É possível unir vários skis para aumentar o número de jogadores.
Regras:
Contato com o solo: Nenhum participante pode tocar o chão diretamente com os pés. Se isso acontecer, haverá penalização:
Ficar sem falar durante 2 minutos.
Andar para trás.
Tapar os olhos durante 2 minutos.
O grupo deve comunicar cantando como cantores de ópera.
O grupo deve falar ao contrário.
Não é permit
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O kin-ball é uma modalidade desportiva de cooperação, onde o trabalho de equipa, o espírito desportivo e a inclusão estão sempre presentes.
Esta é uma modalidade excelente para a escola, uma vez que atende aos pedidos e necessidades específicas dos professores que procuram novas soluções e abordagens que motivem e cativem os alunos para a prática desportiva. É uma modalidade de aprendizagem fácil e muito atrativa devido ao tamanho da bola e ao seu peso. O kin-ball é ainda pouco conhecido na escola, possivelmente por não estar contemplado no PNEF, contudo pode ser facilmente adaptado a escola, constituindo-se assim como uma matéria alternativa, com grandes potencialidades de transfer para outras matérias (ex:ocupação racional do espaço), bem como de dinâmica de grupo (ex: cooperação).
Clique aqui para visualizar o video promocional
Clique aqui para descarregar o doc. didático sobre a modalidade
Clique aqui para visualizar o video sobre as bases do Kin-Ball
Clique aqui para aceder à UD de Kin-Ball
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Intercrosse (Versão Escolar do Lacrosse)
O intercrosse é uma versão adaptada do lacrosse, jogo originário dos indígenas americanos e muito popular no Canadá e nos Estados Unidos. É um jogo ativo, dinâmico e ideal para atividades escolares.
Terreno de Jogo
Local: Pode ser jogado num ginásio coberto ou ao ar livre, dependendo do espaço disponível. O ideal é um campo de andebol (40 x 20 metros).
Divisão: O campo é dividido em duas zonas: ofensiva e defensiva.
Portas: Não têm medidas obrigatórias, mas recomenda-se 1,40 x 1,05 metros.
Área da Baliza: Um semicírculo com 2,75 metros de raio.
Ponto de Penalidade: Situado a 7,30 metros do centro da baliza.
Regras Especiais: Não há fora de jogo.
Material
Equipamento:
Bastões de intercrosse.
Bola de borracha ou de floorball.
O guarda-redes usa uma máscara de proteção.
Equipas
Cada equipa tem:
4-5 jogadores de campo.
1 guarda-redes.
4-5 suplentes (substituições ilimitadas).
Partidas
Duração: Três períodos de 15 minutos, com 3 minutos de intervalo
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Olá a todos! Hoje vou ensinar-vos como jogar You.Fo
Para começar, a mão direita deve estar sempre ao lado do ponto vermelho, e a mão esquerda deve ficar na extremidade, isso se fores destro.
O ponto vermelho deve estar sempre virado para cima no início, porque assim consegues lançar o disco corretamente.
Como se lança? Mantém a mão esquerda reta e, depois, a mão direita também reta. Este movimento coordenado dos braços permite lançar o disco.
Para apanhar o anel, não deves perdê-lo de vista e deves antecipar-te para que não caia.
Quanto ao aro, deves segurá-lo pela parte vermelha e na vertical, pois será mais fácil. Segura-o como se fosse uma colher.
Agora vamos ensinar-vos jogos divertidos e dinâmicos, incluindo o jogo do quadrado.
O jogo consiste em dois quadrados iguais com uma distância entre eles. O teu nível de habilidade determina o tamanho e a distância entre os quadrados. Ganha-se um ponto ao colocar o anel dentro do quadrado do adversário.
Depois de cada lançamento, o adversário tem a oportunidade de marcar um ponto. Se o anel for apanhado ou cair fora do quadrado, não se atribuem pontos.
Importante: o anel deve ser lançado acima do nível dos ombros; caso contrário, não conta para pontuar. O primeiro jogador a alcançar 11 pontos vence o jogo.
Queres aumentar o desafio? Se houver mais jogadores, podes adicionar mais quadrados, jogar com mais jogad
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Bolas Cometa – Jogo de Lançamento e Receção
As bolas cometa são um jogo divertido de lançamento e receção. São feitas de poliuretano integral e têm caudas coloridas, o que as torna fáceis de ver e apanhar.
Equipamento
12 bolas cometa (2 conjuntos de 6 cores).
Uma rede (pode ser de voleibol ou badminton).
Organização
Formar dois equipas, atribuindo uma cor a cada equipa.
Local de Jogo
Pode ser jogado no ginásio, no recreio da escola, ou em qualquer espaço adequado.
Como Jogar
Cada equipa designa um grupo de lançadores e outro de recetores.
Ao sinal dado, os lançadores (que permanecem na zona 2) lançam as bolas cometa da sua cor por cima da rede para a zona de receção (zona 1) do outro equipa.
Exemplo: os lançadores da equipa azul lançam para a zona de receção da equipa vermelha e vice-versa.
Os recetores tentam apanhar as bolas cometa antes que toquem no chão.
Se uma bola tocar no chão, não pode ser recolhida.
Contudo, para alunos mais novos, pode-se permitir recolher bolas esquecidas ou que caíram no chão para devolvê-las aos lançadores do outro equipa.
O objetivo dos recetores é
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