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You.Fo

Data: 2024-06-07



Olá a todos! Hoje vou ensinar-vos como jogar You.Fo

Para começar, a mão direita deve estar sempre ao lado do ponto vermelho, e a mão esquerda deve ficar na extremidade, isso se fores destro.

O ponto vermelho deve estar sempre virado para cima no início, porque assim consegues lançar o disco corretamente.

Como se lança? Mantém a mão esquerda reta e, depois, a mão direita também reta. Este movimento coordenado dos braços permite lançar o disco.

Para apanhar o anel, não deves perdê-lo de vista e deves antecipar-te para que não caia.

Quanto ao aro, deves segurá-lo pela parte vermelha e na vertical, pois será mais fácil. Segura-o como se fosse uma colher.

Agora vamos ensinar-vos jogos divertidos e dinâmicos, incluindo o jogo do quadrado.

O jogo consiste em dois quadrados iguais com uma distância entre eles. O teu nível de habilidade determina o tamanho e a distância entre os quadrados. Ganha-se um ponto ao colocar o anel dentro do quadrado do adversário.

Depois de cada lançamento, o adversário tem a oportunidade de marcar um ponto. Se o anel for apanhado ou cair fora do quadrado, não se atribuem pontos.

Importante: o anel deve ser lançado acima do nível dos ombros; caso contrário, não conta para pontuar. O primeiro jogador a alcançar 11 pontos vence o jogo.

Queres aumentar o desafio? Se houver mais jogadores, podes adicionar mais quadrados, jogar com mais jogadores por quadrado ou incluir outro anel para tornar o jogo mais dinâmico e rápido.

Outra opção é premiar a criatividade: por exemplo, receber dois pontos por lançamentos invertidos, por cima da cabeça ou rente ao chão.

No UFO, adoramos a criatividade! Envia-nos um vídeo com jogos ou lançamentos diferentes e originais nas tuas redes sociais com a hashtag #YSports.

www.You.Fo

 

You.Fo, uma proposta versátil e inovadora para a educação física

Já ouviste falar em “You.Fo”? Não te preocupes! Ao terminar de ler este texto, não só vais perceber claramente o que é, como também não vais resistir a utilizá-lo nas tuas aulas de educação física, em campos de férias ou com amigos.

O You.Fo é um desporto de lançamento e receção que tem conquistado adeptos em muitos países, com um crescimento significativo nos últimos anos, e que está a chegar gradualmente a Espanha. No ano passado, realizou-se a Taça do Mundo de You.Fo nos Países Baixos, com a participação de 40 equipas de diferentes partes do mundo, e em 2024 o evento será na Bélgica.

O You.Fo é um jogo divertido, dinâmico e desafiador, que apresenta semelhanças com o lacrosse ou o ultimate frisbee. Para praticar You.Fo, precisas apenas de um stick por jogador e de um aro aerodinâmico. O objetivo principal do jogo é apanhar o aro no ar com o stick enquanto te encontras na zona de pontuação da equipa adversária.

Existem ainda muitas variações e minijogos que podem ser realizados. Apesar de ser fácil de aprender, o You.Fo é um jogo de invasão muito versátil, o que o torna uma opção ideal para trabalhar a partir do último ciclo do ensino básico (a partir dos 10 anos), desenvolvendo a coordenação óculo-manual, a precisão e a capacidade de receção, tudo através de uma proposta inovadora e com uma elevada componente estratégica. Além disso, pelas suas características, o You.Fo é perfeito também para jovens e adultos, oferecendo diferentes níveis de dificuldade.

Há dois tipos de equipamento: um para jogadores recreativos e outro para competição. Embora semelhantes, o material recreativo é mais adequado para iniciantes, já que o stick é feito de plástico resistente, sendo mais curto e leve, facilitando o manuseio. O stick recreativo é ainda desmontável, tornando o transporte e o armazenamento mais fáceis. Por outro lado, o stick de competição é mais longo e feito de alumínio, sendo mais durável. Esta diferença afeta a distância de lançamento: enquanto o stick recreativo permite lançar entre 5 e 15 metros, o stick de competição pode alcançar 30 metros. Os aros também diferem: o aro de competição tem um revestimento de borracha, enquanto o recreativo é de material mais suave e fácil de apanhar, ideal para o ensino. A escolha do equipamento – recreativo ou de competição – deve ser feita com base no nível de habilidade e no objetivo das aulas de educação física.

Uma das grandes vantagens do You.Fo é a sua versatilidade. Pode ser jogado em qualquer lugar: no pátio da escola, em espaços cobertos, na praia, no campo… Não importa a superfície – relva, areia ou asfalto – o You.Fo adapta-se a tudo. Além disso, não exige um número fixo de jogadores, podendo ser jogado desde 2 pessoas (1 contra 1) até 10 jogadores (5 contra 5). Antes de começar o jogo, para praticar, podes simplesmente treinar lançamentos e receções em pares ou desafiar os jogadores a experimentar alguns dos muitos jogos possíveis, como o jogo dos 11 pontos, explicado mais à frente neste artigo.

 

Se és professor de educação física e queres introduzir o You.Fo nas tuas aulas, aqui está uma progressão didática que te ajudará a incluí-lo numa situação de aprendizagem. Podes inseri-lo no contexto de desportos alternativos, ao trabalhar a coordenação óculo-manual, os lançamentos e receções, ou em jogos e desportos de equipa com uma forte componente estratégica. Também podes dedicar-lhe uma unidade de aprendizagem completa, até mesmo para práticas individuais.

Antes de começar, é importante praticar o lançamento e a receção do aro com o stick, tentando realizar passes sem que o aro toque no chão. Controlar os lançamentos e ser capaz de apanhar o aro são competências essenciais no You.Fo. Para desenvolver essas habilidades, inicialmente podes organizar diferentes estações, cada uma focada num aspeto específico, e fazer os alunos rodarem por todas elas. Este método é muito eficaz no início, pois personaliza a aprendizagem e permite isolar cada habilidade envolvida no jogo. Aqui estão algumas sugestões de estações:

 

  1. Precisão: Lançar o aro com o stick para tentar acertar numa zona marcada.
  2. Lançamento de distância: Lançar o aro com o stick de uma marca e tentar alcançar a maior distância possível.
  3. Receção: Um grupo de alunos lança o aro com a mão, e o outro tenta apanhá-lo com o stick. Depois, trocam os papéis para que todos pratiquem a receção.
  4. Passes: Alunos lançam o aro com o stick e os colegas tentam apanhá-lo também com o stick.

 

Para avançar no desenvolvimento dos lançamentos e receções, podes introduzir diferentes tipos de lançamento, variando a dificuldade. As técnicas incluem o lançamento de direita, de revés, por cima da cabeça ou o lançamento com varrimento pelo chão. Começa a praticar estas variações em pares e, à medida que dominam, aumenta a distância e o número de participantes, formando grupos de 4 ou 5 alunos.

Depois de dominados os lançamentos e receções, podes propor o jogo dos 11 pontos como introdução à aplicação das habilidades num contexto de jogo. Divide os alunos em grupos e realiza jogos simultâneos de 2 contra 2. Desenha dois quadrados no chão, um para cada equipa. Cada vez que o aro cair no quadrado do adversário, soma-se um ponto. A posse do aro muda quando o adversário o apanha ou quando ele cai fora do quadrado. O aro deve ser lançado por cima do ombro. À medida que os alunos progridem, podes adicionar variações, como permitir outros tipos de lançamentos (que valerão pontos duplos), aumentar o número de jogadores ou usar dois aros para tornar o jogo mais dinâmico. Outra opção interessante é criar várias zonas de pontuação, o que aumenta as estratégias possíveis. O jogo termina quando uma equipa atinge 11 pontos.

Antes de introduzir o jogo completo de You.Fo, experimenta jogos com lógica semelhante, como o "10 passes" ou o ultimate frisbee, para que os alunos compreendam os diferentes papéis e estratégias. Depois disso, estarão prontos para o You.Fo World Team Game.

No jogo oficial, divide os alunos em equipas de 6 (3 contra 3), 8 (4 contra 4) ou 10 jogadores (5 contra 5). O objetivo é apanhar o aro no ar com o stick enquanto estás na zona de pontuação do adversário. Para isso, os jogadores devem lançar e rececionar o aro entre os membros da equipa. No entanto, quem tem o aro não pode deslocar-se, apenas pivotar, enquanto o adversário tenta defender, interceptar ou bloquear os lançamentos. Se o aro não for apanhado, qualquer jogador pode reivindicá-lo, sendo atribuído a quem tocar primeiro no interior do aro com o stick.

Por razões de segurança, o You.Fo é um jogo sem contacto, e cada jogador tem uma zona pessoal correspondente ao comprimento do seu braço e um passo. Isso evita colisões e conflitos diretos nas aulas de educação física. Além disso, o jogo não tem limites de campo, sendo que as equipas devem acordar o tamanho das zonas de pontuação. Se o aro cair fora dessas zonas, ele é simplesmente recuperado e o jogo continua.

Agora que conheces mais sobre o You.Fo e como usá-lo em aulas, com amigos ou família, vais aderir à febre do You.Fo?

 

Josune Rodríguez-Negro

Professora de carreira, com mestrado em atividade física e desporto e doutoramento na mesma área. Atualmente, exerce como docente de psicomotricidade e educação física numa escola pública, mas também possui experiência no ensino universitário. Tem uma vasta trajetória como investigadora, com várias publicações científicas e apresentações em congressos, além de ter realizado diversas estadias de investigação no estrangeiro. Em 2023, publicou o seu primeiro livro a solo, intitulado "A Gestão da Sala de Aula em Educação Física". Além disso, partilha conteúdos sobre educação nas redes sociais sob o nome @lamagiadelaef.