Data: 2024-06-07
Corrida das Hambúrgueres
Para jogar Corrida das Hambúrgueres, precisas de um conjunto composto por 5 hambúrgueres, 5 espátulas, uma carta flash e o manual.
Como jogar
- Espalha as peças dos hambúrgueres pelo chão.
- Divide os alunos em 5 equipas (podem jogar de 2 a 5 equipas) e organiza-os em filas, uma por equipa.
- O jogo começa quando o professor indica uma combinação de hambúrguer (por exemplo: pão, queijo e carne).
- Os alunos devem correr até aos ingredientes e recolhê-los com a espátula, um de cada vez.
- Após recolher o ingrediente, o aluno volta à linha da sua equipa, deixa o ingrediente e passa a espátula ao próximo colega.
- Quando a equipa recolher todos os ingredientes, deve organizá-los na ordem correta (o pão tem duas partes: a superior com sésamo e a inferior).
- Se um aluno deixar cair um ingrediente, deve deixá-lo no chão, voltar à linha e recomeçar para buscar o mesmo ingrediente.
- O professor pode introduzir variações: se um ingrediente cair, toda a equipa pode ser obrigada a completar um exercício (como 5 flexões ou 5 agachamentos).
- Depois de organizar os ingredientes corretamente, a equipa deve realizar:
- 5 flexões,
- 5 abdominais,
- e 5 saltos de tesoura.
- Por fim, um jogador transporta a hambúrguer completa com a espátula até ao professor, que verifica se os ingredientes estão na ordem correta.
Pontuação
- 5 pontos para a 1.ª equipa a entregar corretamente.
- 4 pontos para a 2.ª equipa.
- 3 pontos para a 3.ª equipa.
- 2 pontos para a 4.ª equipa.
- 2 pontos para a 5.ª equipa.
A primeira equipa a atingir 30 pontos vence o jogo.
Nota: Se um jogador deixar cair toda a hambúrguer ao entregá-la ao professor, a equipa inteira deve realizar 5 flexões, 5 abdominais e 5 saltos de tesoura antes de começar novamente a recolher os ingredientes desde o início.
Variações do jogo
- Molhos Extra: Adiciona mostarda e ketchup como ingredientes adicionais. Cada molho corretamente adicionado vale 1 ponto extra. O professor indica quais os molhos que deseja na sua hambúrguer.
- Variedades Criativas: O professor pode criar as suas próprias regras ou desafios para adaptar o jogo à turma.
Este jogo promove trabalho em equipa, coordenação motora e muita diversão!